top of page
Destaque
Matérias Recentes

Deus está no Coaching? Depende de qual coaching.


Para quem já conhece a metodologia, a resposta é bem fácil. Já para quem não conhece, ou foi iludido pelo coaching misturado à PNL (prometo falar sobre a PNL em outro artigo) e por alguns institutos bastante místicos, a pergunta é verdadeiramente digna de uma resposta honesta.

Que "Ser de Luz" você adora?

Alguns ditos "treinadores cristãos", causam muita confusão no meio do povo de Deus introduzindo heresias na igreja. Prometem libertar sua "divindade" e lhe ensinam os poderes do Shazan - a manifestação dos seus poderes "sobre-humanos".

Embora eu, como professor de coaching, esteja de acordo com a maioria dos pontos ensinados pelo Coaching, me exponho à Bíblia e me permito nas diferenças de atuação, pois creio integralmente nos cinco solas: Sola fide (somente a fé), Sola scriptura (somente a Escritura), Solus Christus (somente Cristo), Sola gratia (somente a graça) e Soli Deo gloria (glória somente a Deus). Todos os cinco implicitamente rejeitam ou se contrapõem aos ensinamentos dos atuais institutos de coaching, os quais têm, na mente de seus treinadores o umbigo humano como deus.

Aprendamos o Coaching saudável

Sam Scaggs, que hoje atua como Coach de pastores e líderes, é uma das referências no ensino de Coaching para cristãos. Há mais de 20 anos atua como Coach de pastores e executivos e é cofundador de uma organização chamada Equity-forming Financial Coaching, que combina a sabedoria de sólidos princípios bíblicos com a força do Coaching. Sam, acredita que coaches não deveriam começar dando conselhos, ensinando ou fazendo recomendações quando iniciam um relacionamento de Coaching. Embora ele concorde que essas “ferramentas” sejam sempre necessárias, seu estilo é começar fazendo perguntas-chave. Um dos papéis do Coach, de acordo com Sam, é trazer à tona o sonho dado por Deus à pessoa que recebe Coaching por meio do processo de fazer perguntas eficazes, e então seguir adiante usando ensino, treinamento, recursos e outras ferramentas à medida que o relacionamento de Coaching se desenvolve.

O que importantes líderes cristãos tem dito sobre Coaching Existem várias referências. Joel Comiskey, é pra mim uma das principais. Atua como Coach de líderes cristãos há mais de 15 anos e sigo uma grande parcela de seus ensinamentos. Ele exerce um trabalho dedicado a prover recursos para o movimento mundial de igrejas em células e também leciona como professor em diversos seminários teológicos. (Tive a chance de ouví-lo pessoalmente em Goiânia). Ele é um formidável mestre e digno de imitação. Ele é adepto a fazer uso de todas as ferramentas disponíveis, inclusive ouvir, fazer perguntas eficazes, aconselhamento e ensino, enfim, o que ajudar o coachee (termo usado à pessoa que recebe Coaching) e fizer dele um líder melhor. Posso citar também, John Maxwell, um dos maiores treinadores do mundo e também Coach de executivos, líderes e pastores. Ele é autor de livros célebres como: As 21 leis irrefutáveis da liderança, O livro de ouro da liderança, O sucesso está em você, O líder 360 graus, Correndo com gigantes e dezenas de outros livros. Já li 8 livros dele. São maravilhosos!!! Duas de suas frases que tocam fundo meu coração são: “O sucesso vem como resultado do desenvolvimento de nosso potencial” e “Aquele que acha que lidera, mas não tem ninguém que o siga, está apenas dando um passeio”. Jamais poderia esquecer de Bill Hybells, que é pastor da maior igreja dos EUA, a Willow Creek, e autor de vários livros, entre eles: Ocupado demais para deixar de orar. Em uma matéria especial da revista Time, Hybels foi indicado como um dos 25 cristãos mais influentes dos EUA ao lado de nomes como Billy Graham e Rick Warren. Em 2015 ele esteve no Brasil com a mensagem: Todo pastor precisa de um Coach.

Coaching na estrutura da igreja

Quando a igreja primitiva começou a crescer, logo de início enfrentou um grande desafio. Havia tanta gente, que as viúvas começaram a reclamar que não estavam sendo atendidas. O ministério era espiritual e guiado pelo Espírito Santo. No entanto, o momento era organizacional e requeria decisões dos líderes. Caso isto não acontecesse, problemas sérios poderiam afetar o crescimento da igreja.

Os apóstolos, então, se reuniram e tomaram algumas decisões. A primeira decisão foi permanecer no "foco". Pode parecer óbvio, mas eles só permaneceram no foco porque sabiam qual era esse foco e que devia haver planejamento. Muitas igrejas e seus lideres se equivocam por não terem uma visão nítida de onde querem chegar.

O objetivo do coaching é ajudar pastores e líderes que estão nessa situação.

Perguntas-chave da metodologia para pastores de igreja

  • Que coisas estão sendo feitas pela igreja, cujos resultados estamos felizes?

  • Em que áreas identificamos que Deus está agindo na igreja, e cuja oportunidade não podemos perder?

  • Quais conquistas a igreja quer celebrar nos próximos 10 anos?

  • Que profundidade existe no compromisso das pessoas para se engajar nesse projeto de conquista?

  • Os atuais caminhos que estamos percorrendo fazem chegar rápido ou sufocam?

  • Que estratégias ou projetos devemos reformular para atingir os objetivos?

  • Que sementes devemos plantar para colhermos frutos a cem por um, cinquenta por um?

Todo pastor deve ter uma visão de futuro, definir planos de ações e compartilhar com a equipe.

Coaching com os liderados Em João 14, Jesus fala de sua estratégia de Coaching com seus discípulos. Ele os preparou para a transição que fariam de seu Coaching pessoal para o Coaching que o Espírito Santo faria após sua morte, ressureição e ascensão ao céu. “Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos.Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre.O mundo não pode receber esse Espírito porque não o pode ver, nem conhecer. Mas vocês o conhecem porque ele está com vocês e viverá em vocês. Não vou deixá-los abandonados, mas voltarei para ficar com vocês. Daqui a pouco o mundo não me verá mais, mas vocês me verão. E, porque eu vivo, vocês também viverão. Quando chegar aquele dia, vocês ficarão sabendo que eu estou no meu Pai e que vocês estão em mim, assim como eu estou em vocês. A pessoa que aceita e obedece aos meus mandamentos prova que me ama. E a pessoa que me ama será amada pelo meu Pai, e eu também a amarei e lhe mostrarei quem sou". Esse é o espírito do Coaching. Há liberação de poder pela presença de Jesus, como ele prometeu a seus discípulos e a nós. As palavras de Jesus também nos ajudam a vislumbrar como o Coaching pode ser poderoso quando simplesmente tomamos a decisão bem no início do relacionamento de Coaching de “estarmos presentes” para aqueles que buscamos liderar. Coaching eficaz significa estar presente fisicamente, emocionalmente e de qualquer outra forma. Envolve ajudar outra pessoa a crescer ou a encontrar seu caminho durante tempos difíceis e desafiadores.

Coaching que ajuda a descobrir seu propósito em Deus

Todos nós temos em nosso coração um sonho... um sonho que vem de Deus daquilo que podemos vir a ser. Se nós agirmos crendo nisso, então poderemos ser coaches bem-sucedidos de qualquer pessoa que deseja aprender e crescer. E para aqueles que têm em seu coração um sonho que vem de Deus de expandir seu Reino no mundo, podemos usar a disciplina de Coaching para oferecer o apoio, o encorajamento e a prestação de contas de que necessitam para que esse sonho se realize.


Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Acesse sua genialidade e torne-se um Coach no Brasil e no mundo.

Coaching, Liderança, Treinamentos
Coaching, Liderança, Treinamentos
Anchor 1

Acesse sua genialidade e torne-se um Coach no Brasil e no mundo.

Coaching, Liderança, Treinamentos
Coaching, Liderança, Treinamentos

O plano perfeito para a liderança de executivos e condução de empresas.

SOLICITE ATENDIMENTO.

EM TODO O BRASIL.

Solicitação enviada.

bottom of page