top of page
Destaque
Matérias Recentes

A única forma de ganhar

Como o Coaching constrói clubes e jogadores campeões.

Jorginho, tetra campeão mundial e Técnico de Futebol.

  • Você já se perguntou se é possível ser um profissional ou instituição honrada e ainda ter sucesso no mundo de hoje?

  • Se os seus colegas de equipe tomam esteroides e você não, você vai conseguir se manter no jogo?

  • Se você disser a verdade, mas os seus concorrentes mentirem, você vai acabar falindo?

Depois de quase uma década trabalhando com líderes e executivos de topo, argumento com grande persuasão que o sucesso decorre da realização fundamentada em valores e propósitos, embora, a tendência generalizada de mentir, enganar ou ferir a si mesmo e aos outros para obter vantagens competitivas é ainda bastante assistida.

Segundo dados do coach Jim Loehrde, em seu recente livro The Only Way To Win, a cada dois anos, pesquisadores apresentam o “Dilema de Ouro” hipotético a cerca de 200 atletas: se pudessem tomar uma “pílula mágica” ilícita que não fosse detectada e que melhorasse o desempenho e garantisse o sucesso atlético, mas que também levasse à morte em cinco anos, será que ainda assim tomariam o medicamento? Por mais chocante que seja, mais da metade afirma que sim.

A pesquisa mostra que a maior parte dos esportes, especialmente os esportes em equipe, tem um impacto negativo sobre a moral, ética e caráter: “a pressão para vencer torna mais tolerável a fraude e até mesmo as ações deliberadas para ferir os jogadores adversários”, me afirma um cliente esportista.

Fifa Fair Play Award

Na contramão e isento de qualquer mácula ou dúvida, nos enche de orgulho Jorge Campos, o Jorginho, camisa 2 da seleção do Tetra, e Professional Coach formado pela Act Coaching.

Entre dezenas de títulos e campeonatos no Brasil e no mundo, Jorginho coleciona o honroso título FIFA Fair Play Award - Jogador mais leal do mundo. (Já imaginou o impacto de conquistar um título assim?)

Lealdade à carreira

Jorginho começou sua história pela seleção olímpica, onde conquistou os mais disputados títulos da época. Já pela seleção principal, Jorginho fez 89 partidas entre 1987 e 1995, tendo participado das conquistas da Copa América de 1989 e da Copa do Mundo de 1994.

Sagrado campeão pelo Flamengo, em meados de 1989, Jorginho foi vendido para o Bayer Leverkusen, time da Bundesliga, a primeira divisão alemã. Nesta nova equipe, foi deslocado da lateral-direita para o meio-campo, o que permitiu ao jogador usufruir melhor de toda sua capacidade técnica. Posteriormente, Jorginho também jogou pelo Bayern de Munique, onde logo de cara faturou o título de campeão alemão na temporada 1993-94. Certamente, em seis anos na Alemanha, Jorginho conseguiu marcar seu nome na história do futebol europeu.

Fora sua bem-sucedida passagem pela Alemanha, Jorginho também atuou no futebol japonês. Ali foi jogar no Kashima Antlers, clube que Zico defendera após deixar definitivamente o futebol brasileiro. Lá, Jorginho sagrou-se bicampeão japonês em 1996 e 1998, além de ter sido eleito o melhor jogador do campeonato na temporada de 1996.

Finalmente, em 1999, após uma década longe do país, o jogador retornou ao futebol brasileiro. Defendeu o São Paulo e o Vasco da Gama, este último para o qual torcia na infância e adolescência, tendo conquistado com ele o Campeonato Brasileiro de 2000 e a Copa Mercosul. Encerrou sua carreira no Fluminense, em 2001.

A sua receita

Jorginho, hoje, experiente treinador de futebol, coleciona troféus como ex-Técnico do Kashima Antlers no Japão e respeitosas honrarias por passagens como treinador do Figueirense, Flamengo, Ponte Preta, Goiás, Seleção Brasileira (auxiliar técnico), América (RJ) e também como treinador da Seleção de Dubai.

Neste depoimento à Act Coaching, Jorginho vê o Coaching como importante aliado e mostra a sua forma de ganhar títulos.

Valores e Caráter

Coaches bem treinados podem ajudar os outros a construir traços fortes de caráter.

Aprenda com Act Coaching, poderosos passos para desenvolver um programa formal nos clubes e organizações.


Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Acesse sua genialidade e torne-se um Coach no Brasil e no mundo.

Coaching, Liderança, Treinamentos
Coaching, Liderança, Treinamentos
Anchor 1

Acesse sua genialidade e torne-se um Coach no Brasil e no mundo.

Coaching, Liderança, Treinamentos
Coaching, Liderança, Treinamentos

O plano perfeito para a liderança de executivos e condução de empresas.

SOLICITE ATENDIMENTO.

EM TODO O BRASIL.

Solicitação enviada.

bottom of page