Destaque

November 13, 2016

October 18, 2016

Please reload

Matérias Recentes

Hoje um leitor, amanhã um líder.

June 29, 2015

1/4
Please reload

Efeito Panela de Pressão

13 Nov 2016

Existe um efeito chamado "PANELA DE PRESSÃO" no comportamento humano. O efeito acontece quando não sabemos ao certo o sentido e a finalidade (por quê? para que?). E quando a pressão surpreende, pois é isso que ela faz, o ser humano perde o autocontrole, e o efeito é devastador, assim como uma panela de pressão sem válvula.

 

Sintomas:

 

 

1- Percepções se alteram.
Você estará olhando o mundo com as lentes das emoções, não ligará para razões e não escutará a você nem aos demais.

2- Inseguranças se afloram.
Você se tornou mais reativo e se coloca frequentemente na defensiva.

3 - A vertigem aparece.
Isso o impede de deixar o que não faz bem ir embora. Isso não é mais que o medo em seu mais puro estado, o medo de enfrentar o vazio gerado pela perda. 

4 - A preguiça mental se manifesta.
Isso se agrava caso você se encontre na encruzilhada de uma discussão, pois você começará a retorcer as palavras escutadas e a tirar suas próprias conclusões, de acordo com suas frustrações e problemas. 

EVOLUÇÃO DO PROBLEMA
Um modelo chamado de Kübler-Ross propõe uma descrição de cinco estágios discretos pelo qual as pessoas passam ao lidar com sua "PANELA DE PRESSÃO".
Segundo Ross, os estágios nem sempre ocorrem nesta ordem, nem são todos experimentados por todos, mas uma pessoa sempre apresentará pelo menos dois.

1 - Negação e isolamento
A Negação e o Isolamento são mecanismos de defesas temporários do Ego contra a dor psíquica diante dos problemas.
A negação é uma defesa temporária, sendo logo substituída por uma aceitação parcial. Também é comum uma transição em falar sobre a realidade do assunto em um momento e de repente negá-la completamente.

2 - Raiva
Por causa da raiva, que surge devido à impossibilidade do Ego manter a Negação e o Isolamento, os relacionamentos se tornam problemáticos e todo o ambiente é hostilizado pela revolta de quem sabe que vai sofrer. Junto com a raiva, também surgem sentimentos de revolta, inveja e ressentimento.

3 - Barganha
Havendo deixado de lado a Negação e o Isolamento, “percebendo” que a raiva também não resolveu, a pessoa entra no terceiro estágio; a barganha. A maioria dessas barganhas é feita com Deus e, normalmente, mantidas em segredo.
Ex.: promessas, acordos, pactos, geralmente em segredo.

4 - Depressão
Evidentemente, trata-se de uma atitude evolutiva; negar não adiantou, agredir e se revoltar também não, fazer barganhas não resolveu. Surge então um sentimento de grande perda. É o sofrimento e a dor psíquica de quem percebe a realidade nua e crua, como ela é realmente.
Aqui a depressão assume um quadro clínico mais típico e característico; desânimo, desinteresse, apatia, tristeza, choro, etc.

5 - Autoaceitação 
Nesse estágio a pessoa já não experimenta o desespero e nem nega sua realidade. Esse é um momento de repouso e serenidade antes da longa viagem.

UM BOM REMÉDIO
Precisamos entender que quando estamos sob a influência das nossas emoções e inseguranças, nos deterioramos e também machucamos pessoas enormemente. Não estamos interpretando as coisas com precisão e somos muito propensos a dizer ou fazer coisas das quais podemos nos arrepender mais a frente.

Frente a estes problemas, o importante é que sejamos conscientes de que estamos cheios de emoções e que devemos dar um tempo para que possamos analisá-las e aceitá-las.

Você se deixaria curar?

 

 

Please reload

Please reload

Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Acesse sua genialidade e torne-se um Coach no Brasil e no mundo.

Coaching, Liderança, Treinamentos
 

Acesse sua genialidade e torne-se um Coach no Brasil e no mundo.

Coaching, Liderança, Treinamentos

O plano perfeito para a liderança de executivos e condução de empresas.

SOLICITE ATENDIMENTO.

EM TODO O BRASIL.

A ESCOLA QUE MAIS TREINA LÍDERES E EXECUTIVOS NO BRASIL.

Central de Atendimento Personalizado

 

São Paulo

Alameda Santos, 1123  - Cerqueira César. 

CEP: 01419-001 - São Paulo, SP

[email protected]

11 40637043

 

Goiânia

Rua João de Abreu, Ed. Euro Working,

12. Andar - Setor Oeste.

Goiânia-GO, CEP: 74120-110

[email protected]

62 39540455

0800 006 8333
ATENDIMENTO EM TODO O BRASIL
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS:
  • Facebook Clean
  • White YouTube Icon