top of page
Destaque
Matérias Recentes

O futuro do Coaching Executivo. Uma avaliação real.


Em que direção o setor está indo?

Será o Coaching uma moda passageira?

Como será a prática de Coaching no futuro?

Na realidade, o Coaching executivo acabou de começar. A crescente demanda por desenvolvimento de lideranças, o aumento nos encargos de Coaching nos últimos 10 anos e o interesse por Coaching interno são sinais e um vento favorável no setor.

Estou habilitado para isso

Brian O. Underhill, uma das maiores referências em Coaching executivo no mundo, acredita que o movimento em direção à padronização e certos aspectos continuará. Não até o ponto de subestimar as capacidades do Coach. Contudo, “Precisamos de padrões aceitos para a prática profissional de coaches executivos, da mesma forma que eles existem para psicólogos, advogados e outros...”

O que as empresas procuram

O que as empresas realmente procuram são resultados. Toda a discussão sobre certificação, escolher os coaches certos e avaliar o impacto se deve unicamente ao foco em resultados. Como nos disse um Coach: “O que os executivos procuram é impacto. Eles têm muitas pessoas dando-lhes conselhos (...) mas alguém que pode produzir um impacto rápido com bom uso de seu tempo é de grande importância para eles”.

Coaching de equipes

Uma das mais novas evoluções consiste em trabalhar simultaneamente com um grupo e pessoas. É uma maneira econômica de trazer o Coaching para dentro a organização aumentando o sucesso do trabalho conjunto a equipe. Um Coach pode trabalhar com os múltiplos líderes de uma equipe, usualmente fazendo encontros separados, ou também com reuniões.

Coaching no Brasil

Ainda há escassez e coaches executivos no Brasil, principalmente pelo fato de não haver padrões estabelecidos para estes profissionais. Aqui, somos mal assistidos pela International Coach Federation (que tendem a ser mais focados em life Coaching) e praticamente nada contribuem na padronização de ferramentas para o mercado corporativo. Graças a Deus por outros órgãos internacionais de coaching que ampliam o campo de visão do profissional.

Tendências do setor

Alguns anos atrás, saiu um artigo no Harvard Business Review comparando o setor de Coaching ao Faroeste Selvagem. Nossa experiência e nossa pesquisa mostram que muitas organizações já dispõem e processos bem definidos, padrões e práticas em curso, e que têm tido sucesso com seus programas atuais.

Fábrica de Coaches

A preocupação com a qualidade do Coach não é de todo justificada, e cessará, à medida que os profissionais menos habilidosos (e, por isso, menos bem-sucedidos) forem deixando o setor.

O melhor cenário

Estudos de Brian O. Underhill, Kincee MacAnally e John J. Koriath, maiores coaches executivos da atualidade, indicam plenamente, através de pesquisas, que o coaching executivo não é uma moda passageira, mas que veio para ficar. E mais que isso: crescerá. O estudo afirma que 98% das empresas que utilizam da metodologia esperam manter ou aumentar seu nível de Coaching. Mais de 92% dos líderes que receberam Coaching afirma que contratariam um Coach outra vez.

Continur fazendo trabalhos paralelos

Coaches executivos são incrivelmente dedicados ao que fazem e, desse modo, buscam por trabalho significativo, oportunidades para crescer e senso de conexão. Coaches que trabalham paralelamente em outras carreiras encontrarão dificuldades para o aperfeiçoamento e também de levantar uma carteira de clientes... logo terão pouca lucratividade.

Entendemos que geralmente os honorários não são o impulso principal, o que não significa que não tenham importância. Claro que têm. Mas muitos coaches não hesitarão em oferecer seus serviços a um preço reduzido ou pro bono, para um amigo ou por caridade. Mas, o convite desta oportuna e prazerosa carreira é o da “consagração total”. Viver intensamente e fazer disso a sua primeira carreira.

Instrumentação

“Prescrição sem diagnóstico é negligência médica.”

Esta é uma frase muito citada na medicina. Fazer recomendações em um trabalho de Coaching, sem um entendimento profundo a questão, pode não ser apenas negligência, é ao menos falta de profissionalismo, se não falta de ética.

Se o Coach quer prestar atendimentos a líderes, executivos, empresários e profissionais de mercado, ganhará credibilidade ao experimentar instrumentos apropriados. Assim, defendemos o uso de instrumentos que sejam escolhidos especificamente para o desenvolvimento e o comprometimento de um profissional em particular.

Expandindo a caixa de ferramentas

Coaches executivos deveriam oferecer uma grande caixa de ferramentas, da qual se pudesse escolher os instrumentos apropriados. De qualquer forma, pela nossa experiência, instrumentos funcionam melhor quando são fáceis de compreender e quando existe uma clara aplicação prática para esse conhecimento.

As organizações diferem em sua aceitação de instrumentos para encargos de Coaching. Algumas indicam uma lista predeterminada, enquanto outras permitem a escolha flexível pelo Coach. Há também aquelas que não permitem instrumentos de qualquer tipo.

Como escolher uma escola de Coaching

Uma forma de evitar decepções é fazer uma avaliação do professor de coaching que estará ministrando a formação. Procure saber quem é o instrutor e verifique:

  • O instrutor tem, realmente, experiência ampla na área de coaching de vida e coaching executivo?

  • O instrutor do curso de fato é coach ou só ensina outras pessoas a serem coaches?

  • O instrutor domina a teoria e a prática? Faz atendimentos de coaching, tanto no nível pessoal quanto no corporativo?

  • O facilitador do curso de formação em coaching tem clientes e pratica coaching na vida real?

  • Que garantias terei após a formação?

O chamado ao Coaching Executivo

As pessoas vêm para o Coaching por muitas razões diferentes, mas a última linha é sempre mudança.

Você quer mudanças? Coaching é um poderoso recurso emergente, e chegou a hora de usá-lo com sabedoria. Em 2016, quando provavelmente um novo tipo de liderança, cheia de propósito, houver amadurecido, olharemos para nossa abordagem de Coaching Executivo e saberemos que não poderia ter sido diferente.

No Master and Business Coaching posso lhe contar um pouco mais sobre isto.


Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Acesse sua genialidade e torne-se um Coach no Brasil e no mundo.

Coaching, Liderança, Treinamentos
Coaching, Liderança, Treinamentos
Anchor 1

Acesse sua genialidade e torne-se um Coach no Brasil e no mundo.

Coaching, Liderança, Treinamentos
Coaching, Liderança, Treinamentos

O plano perfeito para a liderança de executivos e condução de empresas.

SOLICITE ATENDIMENTO.

EM TODO O BRASIL.

Solicitação enviada.

bottom of page